Lançadores em período de superação

Chuva de recordes pessoais nas Jornadas de Lançamentos

 

Os lançadores da JV estão num período mais intenso de competições e os resultados têm sido fantásticos.

Depois da participação no Campeonato Distrital e Campeonato Nacional, foi ontem a vez de ser disputada a Etapa 1 das Jornadas de Lançamentos, uma vez mais no Centro Nacional de Lançamentos em Leiria.

Rúben Antunes esteve soberbo ao melhorar mais de três metros no lançamento do martelo, enviando o engenho a 66,88 metros. Esta marca reforça os mínimos para o Campeonato da Europa de Juvenis, que se disputam em Tbilissi, na Geórgia, entre 14 e 17 de julho.

Quem também está cada vez mais próximo de Tblissi é a sua colega de treino Micaela Sereno, que ontem pulverizou o seu recorde pessoal no lançamento do peso ao enviar o engenho a 13,96. Já no lançamento do disco fez claramente a sua melhor marca da época ao enviar o engenho a 40,64, resultado que ficou bem próximo da marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Juvenis que está fixada em 41,50 metros.

Outra atleta que teve um grande momento de superação foi Mariana Cerejo, ao melhorar em mais de 70 cm o seu recorde pessoal no lançamento do peso, enviando o engenho até aos 12,99. Com este resultado Mariana alcançou a liderança do Ranking Nacional de Juniores de 2016.

Uma palavra ainda para os lançadores de dardo, merecendo aqui destaque Nuno Carvalho, que melhorou substancialmente a sua marca ao lançar 53,51 metros. Também Inês Carreira alcançou o objetivo de se qualificar para o Campeonato Nacional de Juniores ao lançar o dardo de 600 gramas pela primeira vez na sua carreira e logo acima dos 30 metros.

Nesta competição, que foi organizada pela Juventude Vidigalense e pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, destaque ainda para a atleta Irina Rodrigues, que se qualificou para os Jogos Olímpicos ao alcançar um novo recorde pessoal de 63,96 metros no lançamento do disco.

Realce ainda para a presença de atletas Suecos e Holandeses, tendo Josefin Berg (Suécia) sido a vencedora do lançamento do martelo e Erik Cadee (Holanda) vencido o lançamento do disco, neste último caso com o resultado de 63,42 metros marca que o qualificou para o Campeonato da Europa de Amsterdão.

Na próxima semana os nossos lançadores continuarão em competição, estando Miguel Carreira, Ophelie de Oliveira e Daniela Paço a competir em Arad (Roménia) na Taça da Europa de Lançamentos, ao passo que os mais jovens disputarão o tradicional Torneio Internacional de Lançamentos da Quinta do Anjo.

Parabéns e boa sorte a todos!



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores