Juventude Vidigalense marca presença na Maratona de Berlim 2021

Pedro Neves vestiu as cores do JV nesta prova mediática

No dia 30 de setembro, o Juventude Vidigalense esteve representado na mediática Maratona de Berlim. Pedro Neves, de 46 anos, viajou até a Alemanha para mais uma aventura repleta de esforço e superação. Estivemos à conversa com o nosso atleta que abordou esta experiência e a forma como encara a competição e o processo até lá chegar.

 

O compromisso, empenho e resiliência são sem dúvida fatores importantes na Maratona. Qual a tua principal motivação para te preparares para um evento desta exigência?

Sim, são sem dúvida. Para além do amor e respeito, que ganhei por este tipo de prova, o que me move para me preparar uma vez mais para um evento desta exigência será mesmo o desafio da superação. Pesa também o quanto se recebe, por parte do público, ao longo dos 42195 metros. São fantásticos e incansáveis! Sem eles, não tinha o mesmo sabor.

 

Como foi a tua preparação para esta competição?

Não foi uma preparação fácil. Vinha de uma paragem prolongada (1 ano), por conta de uma lesão e vi-me na necessidade de manter as sessões de fisioterapia a par com o plano de treinos. Foram surgindo pequenas complicações ao longo dos 8 meses de preparação para a maratona, mas nada que me tivesse condicionado ou limitado. Fui recebendo umas dicas preciosas e que muito me ajudaram a manter o foco e o empenho. Tive momentos de desmotivação e cheguei a pensar no que ia lá fazer. Mas lá no fundo, acreditava que ia sair de Berlim com um sorriso nos lábios, de medalha ao peito, e o mais importante, iria conseguir corrê-la do princípio ao fim, sem necessitar de recorrer à caminhada. E assim aconteceu, com a graça de Deus.

 

Quais os teus objetivos para as próximas competições?

Neste momento e olhando um pouco para trás, as competições vão estar em stand-by. As provas podem ser exigentes, mas os treinos são ainda mais e tenho sentido isso mesmo no meu corpo. Contudo, não quer dizer que de um momento para o outro não resolva inscrever-me aí numa qualquer maratona, daquelas que movimentam multidões, e fazer o gosto às pernas... e à alma (risos).

 

A Maratona de Berlim é uma das mais carismáticas a nível mundial, o que a caracteriza em relação a outras competições em que tenhas participado?

Caracteriza-se por fazer parte de um circuito que reúne as 6 maratonas com maior prestígio a nível mundial (Abbott World Marathon Majors) e por ser umas das mais planas, o que permite a obtenção de bons tempos. Foi a minha primeira escolha devido a essas características. Mas foi curiosamente dentro de portas, mais precisamente na Maratona da Europa – Aveiro, onde obtive o melhor resultado e performance até hoje. Ainda assim, cada uma das que participei (Berlim (3x), Aveiro e Atenas) têm características que lhes são próprias e que as distinguem das demais.

 

Qual o sentimento ao finalizar um evento desta dimensão e exigência?

É de uma alegria e felicidade imensa... “uau, consegui(mos)” e... inevitavelmente, choro.

 

Um agradecimento ao Pedro pelo testemunho e por levar as nossas cores além fronteiras!



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores