Juvenis da Juventude Vidigalense sagraram-se vice-campeões nacionais de pista coberta

Os nossos atletas tiveram uma prestação soberba em Pombal!

 

Disputou-se este fim de semana na Expocentro, em Pombal, a segunda edição do Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta.

Depois de no ano passado termos conquistado dois títulos, num total de cinco medalhas, alcançando a segunda posição coletiva com a equipa feminina (os rapazes não se classificaram), este ano tínhamos como objetivo melhorar esta prestação o que viria a acontecer com grande brilhantismo.

 

Quatro títulos individuais num total de oito medalhas

Em termos individuais este ano conquistámos quatro títulos. A inevitável Joana Carlos sagrou-se campeã nacional nos 60 metros ao correr a distância em 7.86 segundos. No triplo-salto Juliana Brites superou toda a concorrência ao “pular” 11,11 metros.

Nas estafetas as nossas equipas também estiveram soberbas ao conquistarem os dois títulos. Nos rapazes Rafael Ramusga, Erik Kostrytsya, João Nunes e Miguel Baptista correram a distância em 1:37.31 e deixaram a segunda equipa, o S. L. Benfica a mais de um segundo (1:38.51). As meninas, com uma equipa formada por Micaela Sereno, Catarina Santos, Carina Silva e Joana Carlos, também se sagraram campeãs nacionais e deixaram todas as equipas adversárias a mais de um segundo. A marca que obtiveram, 1:50.60, passa a constituir recorde distrital, superando em mais de dois segundos o resultado obtido por uma equipa da JV que correu em Braga no dia 18 de janeiro de 2015 em 1:52.68.

Além destes títulos ainda subiram ao pódio os nossos atletas Micaela Sereno, vice-campeã nacional de lançamento do peso com 13,48 metros (recorde pessoal), Samuel Santos foi terceiro nos 800 metros com 1:59.33 (recorde pessoal). Miguel Batista também foi terceiro nos 300 metros com 37.34 (recorde pessoal) e Mariana Neves, que alcançou a terceira posição no salto com vara ao ultrapassar a fasquia colocada a 2,50 metros.

 

Chuva de recordes pessoais abrilhantou a prestação

Em duas jornadas em que a superação foi quase generalizada, os nossos atletas ainda bateram vários recordes pessoais.

Miguel Silva esteve em evidência ao conseguir melhorar os seus registos nos 1500 metros (4:16.19 – 9º lugar) e 3000 metros (9:42.40 – 18º classificado), Tânia Pires melhorou nos 3000 metros marcha ao concluir a distância na quinta posição com 15:58.59 e Beatriz Francisco, em estreia em Campeonatos Nacionais concluiu os 3000 metros numa extraordinária 4ª posição com 11.18.93.

Erik Kostrytsya correu os 60 metros em 7.26 (10º classificado), Juliana Brites alcançou a 4ª posição nos 60 metros barreiras e correu a distância em 9.37, Samuel Santos foi 7º nos 1500 metros com 4:12.54 e Alina Humenyuk foi 5ª no Pentatlo com excelentes progressos e um recorde pessoal final de 2594 pontos.

 

Vice-campeões com título à espreita no setor feminino

Em termos coletivos as nossas equipas alcançaram a segunda posição.

Os rapazes superaram-se e alcançaram um somatório de 53 pontos, bem longe do Benfica, mas à frente de todas as restantes 49 equipas que conseguiram pontuar.

Nas raparigas a vitória esteve ao virar da esquina, tendo as nossas atletas inicialmente somado 131 pontos, mas a desclassificação de Joana Carlos nos 200 metros, por alegadamente ter pisado a linha interior da pista numa das suas curvas, remeteu-nos para a segunda posição. A nossa atleta tinha sido a mais rápida e chegou a ser anunciada como campeã nacional, mas posteriormente acabou por ser desclassificada permitindo assim ao Benfica revalidar o título.

Quadros da classificação coletiva:

Setor Masculino

Classificação

Setor Feminino

S. L. Benfica

147,5 pontos

S. L. Benfica

124 pontos

Juventude Vidigalense        

53

Juventude Vidigalense       

119

20 Km de Almeirim

45

Sporting C. P.

57

 

Resta-nos dar os parabéns a todos quantos estiveram envolvidos neste campeonato, desde os atletas, os principais obreiros destes resultados, aos treinadores, equipa médica e diretores. Estes resultados de excelente qualidade só se conseguem atingir com a competência e profissionalismo com que diariamente todos se envolvem no nosso projeto.

 

Documentos Relacionados

resultados



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores