Entrevista a Alzira Monteiro - 25 anos de paixão e dedicação ao clube

Alzira Monteiro é uma figura ilustre do clube, acompanhando o seu crescimento desde 1995.

Alzira Monteiro é uma das figuras principais do clube, faz parte da estrutura desde 1995 e é presença assídua em todas as competições em que o Juventude Vidigalense participa, desde a formação à equipa principal. Conhecida por todos os que acompanham o atletismo, não apenas pela sua paixão pelo clube, mas também pelo carinho com que trata todos os envolventes.
Estivemos à conversa com ela para falar sobre a sua história no clube e na modalidade.

 

- Quais são as melhores recordações?

São tantas que se torna difícil de escolher apenas uma. A melhor de todas foi provavelmente a recuperação do Bruno Gualberto (o nosso Brasuca), depois daquela fatídica queda. A Cátia semanas depois de se ter iniciado no atletismo ter sido campeã nacional do salto em altura em sala. A Joana Gonçalves ter ganho o lançamento do dardo no Olímpico Jovem Nacional. A vitória da Vânia Silva na Taça da Europa de Lançamentos, aquela chegada ao aeroporto foi surreal. Mas sem dúvida, coletivamente, o momento alto foi quando o Juventude Vidigalense subiu ao lugar mais alto do pódio na Taça Clubes Campeões Europeus de Juniores. Cantar o Hino Nacional até a voz nos doer. Que equipa maravilhosa, uma família unida, fomos fantásticos.

 

- Como surgiu esta ligação tão próxima ao clube?

Foi o facto da Cátia ter começado a treinar no Juventude Vidigalense. O entusiasmo do Paulo Reis que com a sua força de vontade e competência técnica e pedagógica, a paixão em tudo o que fazia levou-me a envolver no projeto que era a vida dele e assim cá estou, desde 1995. Claro que muitas vezes envolveu a insistência do Paulo Reis, que nunca desistiu, mas agradeço-lhe imenso tudo o que fez e continua a fazer.

 

- Muitas pessoas que passam pelo Juventude Vidigalense, falam de um clube diferente. O que considera especial no clube?

A sua grandeza de ação num contributo para a melhor adaptação à vida na valorização pessoal e formação desportiva. Somos uma família, desde a formação até aos seniores, tentamos incutir a criação de laços de amizade para se prolongarem pela vida fora.

 

- Ao longo dos anos tem estado ligada à direção do clube e tem acompanhado a sua evolução. A que acha que se deve o seu crescimento, tanto na vertente desportiva como organizativa?

O crescimento do Juventude Vidigalense tem a ver com a existência de ideais bem estruturadas, de vontade firme e de líderes empenhados. A definição do modelo organizativo na estratégia do crescimento baseado no princípio passo a passo.

 

- Quais são as maiores dificuldades que encontrou até hoje enquanto parte da direção do Juventude Vidigalense?

As lesões dos nossos atletas que não tínhamos como ultrapassar. Desde a saída precoce da Sarah Dias à lesão do Ivo Morais e tantos mais. Isso sim são dificuldades que nos criam tantas angústias por não conseguirmos solucionar. As outras vão sendo ultrapassadas com a ajuda de toda a estrutura, à qual agradeço. Com os membros que fizeram parte da estrutura, os pais e patrocinadores, as dificuldades foram sempre ultrapassadas com maior ou menor dificuldade, um obrigado para todos!

 

Um agradecimento à Alzira Monteiro por tudo o que fez e continua a fazer pelo clube, um exemplo de dedicação!



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores