Vários atletas da Elite Internacional participarão no Torneio Internacional de Lançamentos

O evento contará ainda com a presença dos melhores atletas portugueses

O Juventude Vidigalense irá organizar a vigésima sétima edição do Torneio Internacional de Lançamentos no próximo fim de semana, 7 e 8 de agosto, no Centro Nacional de Lançamentos. Este é um evento com uma enorme tradição, que reúne anualmente vários atletas da elite internacional, sendo que a edição de 2021 não será exceção.

Na prova de Lançamento do Dardo, contaremos com a presença de Leandro Ramos, atleta português recentemente medalhado de prata no Campeonato da Europa de Sub23 (2021); Yulemnis Aguilar, de Cuba, medalha de prata no Campeonato do Mundo Sub18 em 2013; a italiana Carolina Visca, campeã da europa de Sub23 em 2019; Rebekah Walton, da Grã-Breatanha, atual campeã nacional e quinta classificada nos campeonatos da europa de Sub23 em 2021; Ionna Malli, da Grécia, medalha de prata no Campeonato da Grécia Sub20; entre outros.

No Lançamento do Disco, estarão presentes: Trinity Tutti, do Canadá, medalha de prata nos Campeonatos Pan Americanos Sub20 em 2019; Kathrine Bebe, atleta Dinamarquesa, campeã da Dinamarca em 2014, 2015, 2016, 2019 e 2020 e detentora do recorde nacional; Lisa Brix Pedersen, também da Dinamarca, campeã nórdica Sub23 em 2018 e 3x campeã nacional; Kirsty Law, atleta da Grã-Bretanha, campeã britânica em 2019; Lawrence Okoye, da Grã-Bretanha, atleta olímpico e atual campeão nacional; Zane Duquemin, também da Grã-Bretanha, vice-campeão nacional em 2017 e quarto classificado no Campeonato Europeu Sub23; enquanto que em representação de Portugal, estará presente Edujose Lima, atua campeão nacional; entre outros.

Na prova de Lançamento do Martelo, contaremos com a presença dos 3 melhores portugueses da atualidade: Vânia Silva, com três presenças em Jogos Olímpicos e recordista nacional; António Vital e Silva, sete vezes campeão de Portugal de Inverno e finalista em quatro Taças da Europa de Lançamentos; e Rúben Antunes, medalhado no escalão de Sub23 na Taça da Europa de Lançamentos 2021 e atual campeão de Portugal. Também marcarão presença: Katrine Koch Jacobsen, da Dinamarca, recentemente medalhada de prata no Campeonato da Europa de Sub23 (2021) e atual Campeã da Dinamarca; Osian Jones, da Grã-Bretanha, medalha de bronze no Campeonato Britânico em 2019; entre outros.

No Lançamento do Peso, estarão presentes as portuguesas Jéssica Inchude, Campeã de Portugal em 2015 e 2021 e Eliana Bandeira, medalhada de bronze no escalão Sub23 na Taça da Europa de Lançamentos em 2018. Contaremos ainda com a presença de Brittany Crew, do Canadá, medalha de prata nos Campeonatos Pan Americanos em 2019 e duas vezes finalista em Campeonatos do Mundo; Sarah Mitton, também do Canadá, medalha de ouro nas Universíadas em 2019; Sophie Mckinna, da Grã-Bretanha, finalista no Campeonato da Europa em 2018 e três vezes campeã nacional; entre outros.

 

Entre os atletas presentes, quatro têm a oportunidade sair novamente vencedores deste torneio de renome internacional: Rúben Antunes, que saiu vencedor no Lançamento do Martelo em 2020; Leandro Ramos e Jessica Inchude alcançaram o lugar mais alto do pódio em 2019, no no Lançamento do Dardo e Lançamento do Peso, respetivamente; e, Vânia Silva, que até à data sagrou-se vencedora do Lançamento do Martelo em 8 das 26 edições já realizadas.

 

Relativamente aos recordes do torneio, as marcas com maior longevidade foram ambas alcançados em 2019, no Lançamento do Dardo, por Olsleydis Menendez, de Cuba (60,17 m) e Ignácio Guerra, do Chile (76,81 m). O recorde alcançado mais recentemente é o do Lançamento do Peso, que pertence à campeã nacional em título e atual 4ª classificada nos Jogos Olímpicos em Tóquio, Auriol Dongmo, que venceu o torneio em 2020 com a marca de 18, 42 m.

 

O regulamento e o programa-horário da competição poderá ser consultado aqui.



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores