JOVEM MARCHADORA DO JV ENTRE A ELITE NACIONAL E INTERNACIONAL

Entrevista com Bruna Marques, que irá representar Portugal na República Checa, no dia 16 de maio.

Com um novo recorde pessoal nos 10.000m Marcha e depois de confirmar a Marca de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub20 e para o Campeonato da Europa de Equipas em Marcha, Bruna Marques revela-se como uma jovem atleta em ascensão no nosso clube e no atletismo nacional. Esta semana, a Bruna esteve entre os melhores marchadores nacionais, no estágio da seleção nacional, que teve lugar em Vila Real de Santo António, com o objetivo de preparar a participação de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas em Marcha, que irá decorrer, no dia 16 de Maio, em Podebrady, na República Checa.

 

Depois de um período tão atribulado, o que significa este resultado?

É verdade que não têm sido tempos fáceis. Primeiro por toda a situação que o mundo atravessa e todas as preocupações e precauções inerentes, mas também porque ao longo desta época vi-me privada de ter uma pista onde treinar, o que afetou, em parte, a minha preparação. A par destes fatores, passei por situações conturbadas na minha vida pessoal que afetaram algumas das minhas performances em provas, mas conseguir esta marca de referência, resvés ao término do prazo para o Campeonato da Europa de Equipas em Marcha, refletiu [a minha capacidade de] concretização e, sobretudo, superação.

 

Quais os fatores mais relevantes para a tua evolução a nível desportivo?

Acho crucial acima de tudo termos os nossos objetivos bem definidos. Estabelecermos uma determinada meta auxilia, em muito, a motivação e disposição perante os treinos. Também termos confiança em nós próprios e no nosso treinador, rodearmo-nos de pessoas saudáveis e que tenham uma influência positiva sobre nós. O resto vem com trabalho e persistência.

 

Qual o teu principal objetivo para a competição na República Checa?

Espero acima de tudo melhorar o meu recente recorde pessoal, contribuir bem para a equipa portuguesa e aproveitar ao máximo esta primeira grande experiência nos palcos europeus. 

 

Estás em estágio com a Elite Nacional do setor, entre eles, atletas com medalhas internacionais. Como tem sido a experiência?

Este estágio tem sido importante para aprofundar os meus conhecimentos a nível de treino e de técnica, também para me focar mais na minha preparação a par do meu novo treinador, Manuel Silva, que me tem ajudado nestes aspetos. Tenho tido a oportunidade de conviver com a grande elite portuguesa da marcha, que me serve de inspiração a continuar a trabalhar e, quem sabe, continuar o seu legado.

 

Como jovem atleta, qual a importância que atribuis a este tipo de iniciativas?

Como jovens desta modalidade olhamos para os atletas mais experientes com ambição de um dia podermos fazer o que eles já fazem. Por isso, termos a sorte de estar ao lado deles, de treinar com eles e conviver tem sido muito importante para mim e para o meu progresso.

  

A Bruna irá representar Portugal, em Podebrady (República Checa), no dia 16 de maio e a família Juventude Vidigalense estará com ela nesta sua experiência internacional. Boa sorte!!!



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores