Entrevista com Tânia Pinto - Presidente do Clube

Promete que no seu mandato irá demonstrar um grande empenho, determinação e muita vontade de trabalhar.

Estivemos à conversa com Tânia Pinto, recém eleita Presidente do Juventude Vidigalense, cuja proximidade com o clube teve início quando passou a integrar a equipa de juízes de atletismo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL). Enquanto membro do Conselho de Arbitragem, a nível distrital, passou a ter uma presença assídua no Estádio Municipal de Leira, um dos locais de treino dos atletas do JV. Recentemente, recebeu um convite de Paulo Vieira e de Tatiana Fernandes, ambos ex-presidentes do clube, para formar uma lista candidata aos órgãos sociais do JV para o biénio de 2021-2022. Dada a sua relação com o desporto em geral, mas sobretudo, com o atletismo, aceitou o repto, não só pelo que o JV representa, tanto a nível distrital, como a nível nacional, mas especialmente por saber que a liderança de um clube desta dimensão seria um verdadeiro desafio. Promete que no seu mandato irá demonstrar um grande empenho, determinação e muita vontade de trabalhar.

 

Ainda mal começaste o teu mandato e o país volta a entrar num período de confinamento geral. Como é que esta situação tem impactado o início dos teus trabalhos no JV?

No dia em que tomei posse fui logo confrontada com esta situação. Ainda estava a meio da tomada de posse quando nos deparamos com uma situação que teve um grande impacto no fim de semana de provas distritais. Estava ciente que, eventualmente, poderíamos vir a ter um novo confinamento, mas nunca pensei que fosse tão rigoroso e num formato semelhante ao que foi decretado no início do ano passado. Parece que voltamos à estaca zero, porém, ao reunir com os funcionários da JV, apercebi-me que o grande problema de logística que se esperava poderia ser colmatado voltando a ativar os planos de contingência, criados anteriormente. Tem sido uma tarefa mais fácil devido a todo esse trabalho que já foi realizado, aquando do primeiro contato que tivemos com a pandemia.

 

Quais são os principais objetivos do clube para este biénio?
Para além de manter atividade aberta, durante o confinamento, e de tudo o que isso acarreta, o objetivo principal do clube é manter as nossas equipas seniores na 1º divisão e ficar entre os três primeiros. Um lugar no pódio é algo que temos proporcionado aos nossos sócios e amigos e queremos voltar a fazê-lo esta época. Outro objetivo é a divulgação do nome e da marca JV, não só a nível regional, mas também a nível nacional e, quem sabe, além fronteiras. Para nós é bastante importante conseguirmos atrair mais apoios, mais patrocinadores. Havendo mais apoios financeiros, iremos, com certeza, conseguir oferecer melhores condições aos nossos atletas e treinadores para que eles possam atingir os objetivos desportivos, indo para além dos que têm sido alcançados até agora. Sinto que temos quase tudo o que eles precisam, mas reconheço que ainda faltam algumas condições que, neste momento, ainda não estamos numa posição de lhes proporcionar.

 

O que é que para ti representa o JV ser uma #escoladecampões, mas ao mesmo tempo ser #umclubeparatodos?

Nós somos um clube com uma vertente social, precisamente, porque queremos que o atletismo chegue a todas as pessoas, independentemente do seu extrato social. Acima de tudo, queremos chegar a todos aqueles que gostam de atletismo, daí sermos um clube para todos. Investimos e conseguimos desenvolver esta vertente para aqueles que não têm a possibilidade de pagar uma quota ou uma mensalidade, ou aqueles que não conseguem adquirir um fato de treino ou uma camisola. Não queremos que nenhum atleta fique de fora, daí a importância da nossa componente social. Também somos uma escola de campeões, pelo que tem vindo a ser demonstrado ao longo dos anos com os vários títulos regionais e distritais conquistados até hoje. Gostaríamos de poder vir ocupar o primeiro lugar e penso que não estamos tão longe assim de poder concretizar esse objetivo.

 

Sendo um clube pequeno e com recursos financeiros limitados, como já referiste, a que é que se deve o sucesso que o JV tem conseguido ao longo dos anos?

Acredito que este sucesso é um grande feito dos nossos treinadores - eles são incansáveis. Para além de serem extremamente profissionais e de irem muito além das horas de trabalho que se espera, são eles que incutem nos atletas uma grande vontade de vencer. Ao darem aos atletas todas aquelas bases necessárias para que seja possível cumprirem os seus objetivos, os nossos treinadores, os nossos técnicos, são, sem sombra de dúvida, o grupo de pessoas mais importantes para o sucesso do clube. Também são de grande importância todas as direções que por aqui passaram e que por amor ao clube o ajudaram a chegar à posição que hoje ocupa.

 

Como é que esperas desenvolver a relação do clube com os sócios e com parceiros oficiais do JV durante o teu mandato?

Relativamente aos sócios, pretendemos reaproximarmo-nos daqueles que, ao longo dos anos, se foram perdendo, um pouco por falta de tempo e de recursos para lhes dar uma palavra. Esse é um grupo que queremos voltar a captar. Em relação aos sócios atuais, vamos trabalhar para que seja possível oferecermos novas condições para que se mantenham fiéis ao clube, por exemplo, através da criação de novas parcerias ou até melhorar as que já existem, de modo a que os sócios possam beneficiar de descontos numa farmácia ou num ginásio local. Obviamente, o melhor que podemos dar aos sócios são as vitórias do nosso clube, por isso vamos continuar a trabalhar para isso. No que respeita à relação com nossos parceiros oficiais, esta é bastante importante, porque para além das mensalidades dos nossos atletas, o nosso clube depende de parcerias. Um bom exemplo é a Câmara Municipal de Leiria, que nos ajuda com a aquisição de equipamentos, com o espaço físico para os treinos ou até mesmo quando realizamos grandes eventos, tanto a nível de recursos humanos como financeiros. Outro parceiro importante é o IPDJ, uma entidade fundamental para o desporto, logo imprescindível para o nosso clube. É uma entidade com a qual queremos manter uma relação saudável, como a que tem sido desenvolvida até à data. Outras parcerias imprescindíveis são as que mantemos com a Federação Portuguesa de Atletismo e com a ADAL. Todas estas parcerias são importantes e o nosso objetivo é continuar a fomentar estes laços, que têm funcionado muito bem e que são muito importantes para alcançar os nossos objetivos.



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores