Entrevista a Julius Achon - A Criança Soldado que se tornou Olímpico

Duas vezes Olímpico, teve uma passagem de duas épocas pelo clube.

Julius Achon foi um conceituado atleta ugandês que se destacou nos 800m e 1500m. Passou pelo Juventude Vidigalense nas épocas desportivas 2000/2001 e 2001/2002 e é neste momento deputado no parlamento do Uganda. Raptado aos 11 anos de idade e tornado numa “criança soldado”, criou em 2007 uma Fundação para crianças desfavorecidas com o propósito de lhes dar cuidados de saúde, educação e alimentação. Em 2012, expandiu a Fundação criando uma clínica em memória da sua mãe para aumentar a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

Estivemos à conversa com o Julius e quisemos saber mais sobre a sua passagem pelo clube, as suas competições mais importantes e a sua vida atual.

 

- Como surgiu a tua passagem pelo clube?

Conheci o JV depois do Campeonato do Mundo em pista coberta, em Lisboa. O Paulo Reis convidou-me para me juntar à equipa e acabei por ficar.

 

- Qual a tua melhor memória enquanto atleta do clube? Foram bons tempos?

Como atleta do clube a minha melhor memória são as pessoas. Sempre foram muito simpáticas comigo, com o meu irmão e com os restantes companheiros ugandeses. Lembro-me bem da Tatiana (Fernandes) e da Cátia (Ferreira). A mãe da Cátia habitualmente levava-nos comida e tratava-nos como se fossemos seus filhos, era uma das melhores pessoas em Leiria.

Tenho boas recordações de atletas como Rui Silva, Alberto Bispo, Carlos Calado, Francis Obikwelu, entre outros.

 

- Como te sentes quando entras no estádio para uma competição como os Jogos Olímpicos?

Esse é um dos melhores momentos que guardo. Fui por duas vezes o capitão do Uganda, Atlanta 1996 e Sydney 2000, é o maior orgulho da minha carreira. 

 

- Para os jovens atletas que desejam chegar a nível profissional, qual o teu conselho?

O meu conselho para os jovens atletas é que nunca desistam. Não façam demasiado, devem sentir o que o vosso corpo vos transmite e sejam humildes. Escutem o vosso treinador, não quebrem a vossa rotina com festas ou saídas à noite, devem dormir muito e adormecer cedo. Depois de fazerem tudo isto, é treinar duro, vai doer e vocês vão ter de aguentar a dor.

  

- Após um final precoce da tua carreira, tornaste-te treinador, fundador da tua própria Fundação e deputado no parlamento. Alguma destas coisas fazia parte dos teus planos?

Eu sempre quis ser treinador, adoro a função. Quando comecei a trabalhar na minha Fundação, com crianças órfãs da minha vila, Deus favoreceu-me pelo meu bom coração. Ser membro do parlamento foi um desses presentes de Deus, foi inesperado.

 

- A tua carreira enquanto atleta foi importante para te tornares no Homem que és hoje? Em que aspeto?

Bem, ajudou-me no meu percurso como Homem porque me tornei num atleta Olímpico, um soldado de Deus e um Humanitário. Apenas espero que o que me tornei seja suficiente para ajudar, por Deus, o meu país.



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores